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O que é o reCAPTCHA?

Não há como não ficar irritado quando você preenche o formulário RAS e é surpreendido com o reCaptcha. É importante, porém, que se entenda que ele é um item de segurança que não pode ser desabilitado.

Antes de continuarmos, vamos aprender um pouco mais sobre o CAPTCHA e o reCAPTCHA: CAPTCHA é um acrônimo para Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart (Teste de Turing automatizado para diferenciar computadores e humanos). O reCAPTCHA é um serviço de proteção do tipo CAPTCHA adquirido pelo Google que o utiliza em sua própria infraestrutura tecnológica.

O reCaptcha protege o domínio institucional do DEGASE de spam e outros tipos de abuso / ataque, evitando, por exemplo, e-mails de spam por meio de formulários e impedindo a criação de contas falsas. Por isso, além de não ser aconselhável, a equipe técnica do RAS não tem como desabilitar o serviço, que é padrão em todos os domínios que usam a infraestrutura de TI do Google.

Por que a frequência de reCAPTCHA está aumentando para as inscrições do RAS?

Porque o seu algoritmo de detecção de bots (ou seja, a “receita” que contem instruções para detectar robots) entende que um ou mais aspectos do acesso ao formulário é suspeito. Um dos “comportamentos suspeitos” detectado pelo algoritmo na verdade é legítimo no caso do formulário RAS: o preenchimento do formulário em um espaço muito curto de tempo por várias contas (similar ao que seria feito através de um robot programado para isso). Então, a frequência de ativação do reCaptcha está aumentando nas últimas semanas porque, através do treinamento os servidores do DEGASE não estão cometendo muitos erros de preenchimento do formulário, as requisições para envio estão acontecendo muito rapidamente e as diferenças entre os mesmos estão se definindo na casa dos centésimos de segundo em um padrão muito semelhante ao de um robot.

O reCAPTCHA tem outras causas?

Sim. É importante notar que o reCaptcha pode ser causado por uma série de fatores, isolados ou combinados; para saber mais e, assim, evitar sua ativação, é importante clicar no ícone de informações do reCaptcha para saber mais detalhes:

Quando o formulário é acessado o reCaptcha pode ser acionado a partir de atividades suspeitas detectadas pelo algoritmo e que podem estar relacionadas a um ou mais itens abaixo:

  1. dispositivos, sistemas operacionais, navegadores e extensões / scripts usados para acessar o formulário;

  2. redes usadas para acessar o formulário;

  3. detecção de comportamento potencialmente suspeito das contas do domínio novodegase.rj.gov.br em determinada situação;

  4. ataques aos servidores Google / falhas nos computadores do Google.

Quando o reCaptcha é ativado por conta de circunstâncias individuais a solução é mais fácil, basta usar outro equipamento, atualizar sistemas operacionais e navegadores e não instalar extensões desconhecidas que prometem, por exemplo, preencher formulários automaticamente.

Quando a suspeita recai sobre a rede usada para acessar o formulário, deve-se procurar saber se alguém que usa a rede está acessando sites que apresentem conteúdos ilegais ou se a navegação se dá através de VPNs (redes privadas virtuais, usadas, por exemplo, para acessar livremente canais de TV pela internet anonimamente); recomendamos evitar, redes wi-fi com provedor desconhecido, a opção mais segura é o uso de redes corporativas / institucionais ou o acesso através do serviço de dados de uma operadora de telefonia móvel.

Além da velocidade de preenchimento, comentada acima, há comportamentos que devem ser evitados:

  • acessos múltiplos pela mesma conta - quando o formulário é acessado, ao mesmo tempo, pela mesma conta a partir de endereços diferentes, o reCaptcha entende que pode ter havido quebra de segurança, já que as senhas são pessoais e intransferíveis; se isso acontece em muitas contas, em um espaço bem curto de tempo, pode ser indicativo de um ataque ao domínio;

  • recarregamento do formulário sendo feito repetidas vezes em um espaço de tempo muito curto, indicando um possível ataque de robots, diminua, o número de cliques, tanto a velocidade quanto a quantidade;

  • acesso à conta institucional através de endereço / rede diferente do habitual, o que pode indicar uso indevido da conta;

  • acesso a sites suspeitos/ilegais o Google mantem uma lista de sites potencialmente perigosos e se é detectada uma navegação incomum por estes sites o reCaptcha é ativado.

Por último, mas não menos importante: embora, as falhas nos servidores Google sejam bastante raras, elas acontecem, e quando acontecem, não há nada a fazer, a não ser aguardar o retorno à normalidade.

O reCAPTCHA é motivo para que se abra nova data de inscrição para o RAS?

Não. O reCaptcha é externo ao funcionamento do sistema montado para inscrições do RAS, assim como conexões lentas, alta redundância no acesso, falta de energia, etc. A boa notícia é que o algoritmo é atualizado de forma permanente, além disso, a IA (inteligência artificial) da ferramenta analisa tudo o que o usuário fizer antes, durante e depois de clicar no link, ou seja, após o reCaptcha reconhecer que o padrão de comportamento de determinada conta não é robotizado / automatizado, ele vai aparecer cada vez menos.

Dicas para minimizar acionamento do reCAPTCHA

Agora que você sabe um pouco mais sobre o reCaptcha, vamos recapitular algumas ações que podem ser executadas para que ele não aconteça com tanta frequência:

  1. Nunca compartilhe sua senha

  2. Verifique sua rede

  3. Pare de usar VPN

  4. Evite acessar sites potencialmente perigosos e/ou ilegais

  5. Diminua o ritmo de seus cliques

  6. Pare de usar automatização para enviar as inscrições

  7. Verifique se há extensões não confiáveis instaladas em seu navegador

  8. Verifique se seu navegador está atualizado

  9. Examine o ícone de informações para saber mais sobre os possíveis motivos para o acionamento do reCaptcha

  10. Nunca compartilhe sua senha

Lembre-se que o Google só ativa o reCAPTCHA quando houver atividades de tráfego incomuns detectadas. Quando a atividade incomum for interrompida, o Google permitirá que você navegue normalmente.


Fonte de pesquisa:

https://www.google.com/recaptcha/about/

https://computer.howstuffworks.com/captcha.htm

https://support.google.com/websearch/answer/86640

https://support.google.com/websearch/thread/2251273?hl=es




Evitando problemas técnicos

O link do formulário é mudado semanalmente por isso alguns cuidados devem ser tomados para que não haja perda de tempo / conexão:

  • Faça login na conta institucional e visite diariamente a página oficial do RAS (ras.novodegase.rj.gov.br).

  • Aguarde o horário informado para a publicação do link da semana, se houver atraso superior a 10 minutos na disponibilização do mesmo, as inscrições serão transferidas, automaticamente, para o dia seguinte, no mesmo horário.

  • Recarregue a página inicial do site RAS de acordo com as instruções de uso de seu navegador; a mesma só apontará para o novo link quando a publicação da atualização for carregada em seu computador / celular, este link é único e será mudado com frequência, portanto será inútil salvá-lo.

  • Você só poderá acessar o formulário quando a página com o link atualizado estiver carregada em seu navegador.

  • Ao abrir a tela de cadastro preste atenção à seguinte mensagem: "Seu endereço de e-mail (seunomedeusuário@novodegase.rj.gov.br) será registrado quando você enviar o formulário. Não é você? Troque de conta". Você deve prestar atenção à mensagem, principalmente se você tem acesso a alguma outra conta institucional, pois só serão habilitadas contas pessoais sem inconsistências nas informações enviadas.

  • Se surgir alguma mensagem dizendo que você não tem acesso ao formulário, isso significa que você tentou acessá-lo com uma outra conta; isso pode acontecer se você está logado em mais de uma conta na mesma sessão de navegação. Para resolver isso, fique logado somente em sua conta institucional, ou acesse a mesma a partir de uma janela de navegação anônima.

  • A opção por uma sessão em janela anônima é a melhor opção se você estiver usando um navegador com muitas extensões instaladas ou quando você precisar usar o dispositivo de uma outra pessoa para acessar o formulário.

  • Se necessário, limpe o cache de seu navegador de acordo com as instruções pertinentes ao mesmo.

  • Consulte sempre o ícone de informações do site, no canto inferior esquerdo da página principal do RAS somente DEPOIS de recarregar a mesma, assim você saberá quando foi a última atualização.

  • Sempre que for mudar de sistema / navegador / dispositivo use o formulário de treinamento para saber se está tudo funcionando como esperado.

  • Eventualmente, pode haver mensagem de erro no momento do envio do formulário devido ao alto número de inscrições sendo feitas ao mesmo tempo; isso ocorre quando o limite de processamento é alcançado, ou seja, todas as inscrições possíveis em dada janela de tempo foram realizadas; nesse caso, deve-se aguardar alguns segundos para tentar o envio.

  • Qualquer dúvida sobre acesso ao formulário ou funcionamento do mesmo deve ser enviada para ras.suporte@novodegase.rj.gov.br anexando, se possível, mensagens recebidas e/ou print de tela.

Dúvidas sobre RAS agendado / cancelado

  • É obrigatória a apresentação do e-mail de confirmação de habilitação ao RAS, enviado pela Coordenação de Recursos Humanos, na unidade escolhida para realização do serviço adicional. ATENÇÃO: não se trata do e-mail automático de retorno a inscrição.

  • As solicitações de cancelamento de inscrição somente poderão ser realizados até 72 horas do dia do RAS escolhido através de mensagem para ras.coorh@novodegase.rj.gov.br, anexando na mesma o e-mail de confirmação de cadastro. O envio de cancelamento de inscrição no RAS fora dos prazos estipulados será considerado como não comparecimento ao local do serviço adicional.

  • O envio de informações inverídicas e/ou a realização do RAS fora dos critérios determinados pela legislação acarretará inabilitação do servidor pelo prazo de 3 (três) meses.

  • Em caso de não comparecimento, deverão ser apresentados à Direção da Unidade documentos comprobatórios que atestem a excepcionalidade da falta (os mesmo serão analisados por auditoria específica); a ausência de comprovação da excepcionalidade acarretará em inabilitação pelo prazo de 3 (três) meses.

  • Para evitar bloqueio no processo de habilitação dentro do ciclo é fundamental que o servidor informe o não comparecimento ao RAS quando habilitado ou a não aceitação quando chamado da reserva. A comunicação deve ser feita através de mensagem de email para ras.coorh@novodegase.rj.gov.br.

Conta de e-mail institucional

  • Após a criação do e-mail institucional, você receberá em seu e-mail um link para redefinição de senha, válido apenas por 48h. Verifique sempre sua pasta SPAM ou Lixo Eletrônico.

  • Caso o prazo de 48h tenha expirado, entre em contato através do e-mail ctisc@novodegase.rj.gov.br para maiores esclarecimentos.

  • Acesso ao E-mail: http://correio.novodegase.rj.gov.br

HORÁRIO DAS INSCRIÇÕES

  • Normalmente, o link semanal para inscrições está disponível nos primeiros segundos após o horário marcado, porém pode haver diferença de alguns minutos. Se houver atraso de mais de 10min ou se as inscrições abrirem antes do horário estabelecido, a marcação do RAS fica automaticamente transferida para o dia seguinte, no mesmo horário.